Coração de urso

Ia ser para a gincana do UOAT, mas olha só: esqueci de colocar a frase no meio. Agora, não tem onde encaixar, porque a frase não tem nada a ver com a crônica. Sim, gostaria de receber um aplauso. Mas achei que ficou bom o texto. Coisas melhores virão para a gincana...

Nomeava-se Janaína. Cinco anos de idade perfeitamente vividos e um baú de brinquedos lotado para brincar. Julgava-se adulta e com ela não havia meias palavras: falava o que queria, quando queria, como queria e, dependendo do dia, o quanto queria. De baixo do braço estava seu urso de pelúcia e, ao seu lado, a mãe. Ambas caminhavam na calçada do prédio em direção à portaria.
— Heloísa, eu queri... — E foi interrompida.
— Heloísa nada, sou sua mãe. Chame-me de mãe, Jana. Sim, continue.
— Heloísa, eu queria saber se quando alguém pede uma coisa emprestada para um amigo, esse amigo tem que emprestar.
A mãe soltou o ar com o cenho enrugado, prepotente à educação da menina. Então respondeu:
— Jana, é educado emprestar quando é alguém por quem você sente admiração. Você deve fazer o que seu coração mandar, não se sinta pressionada. Quem te pediu o que emprestado?
— Ah, então tá bom. — E ignorou a pergunta da mãe. Pegou o ursinho cor-de-rosa de passou a movimentá-lo. Pegou as mãos do bichinho, e fez como se ele pudesse falar, com tom de voz masculino:
— Sim, sim, sou um ursinho muito bonito, essas meninas não me merecem, não é, Janaína?
Então ela mesma respondia com voz apreensiva:
— Não, não, você é um ursinho muito bonito, essas meninas iam te rasgar inteiro!
A mãe assistia ao teatro ao ar livre, com olhos cansados. Voltou a perguntar:
— Janaína, quem quer o seu urso emprestado?
— Ninguém, oras. — Falou na defensiva. A mãe pela segunda vez soltou o ar irritada, deixando de lado a mentira que a filha acabara de inventar.
Lá longe podia-se ver uma menina em seus seis anos correndo ao encontro de Janaína. Ela gritava de longe:
— Janaína! Jana!
Então pararam mãe e filha, esperando a menina chegar. Quando finalmente conseguiu, estava exausta da corrida. Mesmo assim conseguia conversar:
— Jana, você vai poder me emprestar o ursinho Boby? — Ela disse com os olhinhos apertados, implorando de leve com o olhar. Mas Janaína fez uma careta como se não estivesse entendendo a situação. Depois de alguns segundos, quando a amiga conseguia respirar normalmente, ela respondeu.
— Então, eu queria muito emprestar, muito mesmo. Mas a minha mãe falou que não se empresta coisas, porque é falta de educação. Até mesmo quando a pessoa é muito querida. Eu sinto muito.
— Ah... — a amiga respondeu. Era notável a decepção em sua voz. — Tudo bem, então tchau.
E Janaína voltou a caminhar para a portaria. A mãe perguntou o que aquela breve conversa significava. E a filha respondeu:
— Oras bolas, Heloísa, fiz o que o coração mandou.

25 escafandrinhos disseram algo:

Carolina disse...

Ah, as crianças... adorei esse texto, moça. Tão cheio de criancices que adoro!
Um beijo

Carolina disse...

Ah! Eu ri do seu post anterior. Coisas pequenas do dia-a-dia podem se tornar textos interessantes.

Caleidoscópio de Idéias disse...

Gostei muito da história, a menina que descrevestes me lembrou a personagem que Dakota Fanning representa em "Grande menina, pequena mulher", um filme que gosto muito.
beijos.

Thais Cristina, disse...

Hahaha, não sei se era a reação esperada, mas achei muito engraçado. Fiquei aqui, imaginando a cena, a menina, e confesso que me desmanchei em risos.

Como sempre, muito bom :)
Beijos!

- disse...

Gostei muito do texto, ficou ótimo, como todos os outros.
Ah, mudei o layout e postei lá no Algodão Doce. Tô sentindo falta de você lá!
Beijos.

Winny Trindade disse...

Geeente. Adorei isso.
kkk

Você escreve muito bem. *-*

Abraço meu.

Julia Melo disse...

eu gostei tanto *O* ficou mt perfeito kk' Heloisa . GASHDAYSDG beijo

Emanuella Casado disse...

nossa, como ta lindo por aqui.
senti falta! ^^
lindo o texto.
pq vc não começa a concorrer...??
heyyy.. vou te linkar lá ok?
beijão!

Monique Premazzi disse...

Crianças! KKKKKKKKKK
Amei demais esse texto, o jeitinho dela é muito fofo. OTIMO, COMO SEMPRE, NÉ AMIGA? Nem falo nada ):

p.s: Gostou mesmo, amiga? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK *-*

Eu amo Stay também, é linda, mas ainda prefiro Every rose has its thorn *-* É linda demais!
Permanent Decemeber, Robot, Two more lonely people TAMBEM SÃO INCRÍVEIS! Ok o cd inteiro ~gritamd~ KKK (fã fanatica)

xx

Jaqueline Jesus disse...

hahahaha muuito bom. Não tenho tanta facilidade pra escrever histórias de humor u.u Adorei sua história, pena que não deu pra encaixar a frase do OUAT ;s
beijos

Sara Castro disse...

Nussa, mas que menenina difícil !
"♫ oqe vc vai ser qdo vc crescer..."

adorei o texto como sempre e me envolvi demais nele...

Larissa disse...

Quanta meiguisse e quanta criancisse. E essa da Janaína chamar a mãe dela pela nome, foi engraçadinho.
Tu tens um dom e tanto de escrever crônicas. Não pare, rs.

Um beijo.

Anna Carolina Vale. disse...

kkk Adoooro, muito original, e essa criança é muito pouco tradicional, adorei muito ;***

ps: Vi você comentando no blog Secrets of a Little Girl, e resolvi te chamar pra comunidade do orkut que fiz pro blo >< topa?

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104426714

beijos amore, se cuida <33

Mailson Furtado disse...

Não sabes como fico feliz de encontrar uma pessoa tão jovem escrevendo dessa forma...

Comecei também bem novinho e sempre achava um perdido, por ser apenas eu que escrevia no meio de todos que conhecia...

Fiquei feliz demais com sua visita em meu espaço e seu comentário, brigado linda...

Te acompanhar...

Tudo de bom pra vc!

Meus desabafos :) disse...

que lindo,fofo,cheio de sentimentos *_*
Crianças são tão doces.Love,love!!!!!!!!!!

-

Beeijos :)

Anônimo disse...

Queem riu desse texto vai pro inferno... Ho ho ho...
haueha

quanta crueldade embutida!!

ameii =x

Joy

Brunno Lopez disse...

Quase como uma chuva ao fim da tarde.
Você não espera, mais gosta de ouvir ela cair.

Muito bom.

Emanuella Casado disse...

então janaina, eu me baseie na musica do tokio hotel, eu adoro eles. e vc?
xxx

Diana Góes disse...

Eu já vi crianças assim, acredite.
Atitude é legal, mas alguns excessos assim devem ser avitados...
=**

Diana Góes disse...

Ai, a inocência e a maldade que temos aqui dentro....
Muito bem escrito!

Letícia Monteiro disse...

haha *--*
amei Lêe (:
e gostei também do daqui de baixo ^^
beeijs ;***

PS : Fique à vontade sempre que tiver dicas ;D Não se reprima!
OSIAOISAISOAISAOI

Jeniffer Yara disse...

HUASHUASHUAS Que fofo,mas que menina essa Janaína não?! Rs'

O conto ficou muito bom mesmo!
Beijos.

Larissa C disse...

que liinds, adorei *--*
te linkei la no meu "nodescompasso"
:*

Karen Vieira disse...

Criança feliz *.* Eu deixei de brincar de bonecas com 9 anos, às vezes sinto falta disso.

Adorei seu blog, tá lindo !
P.s: Estou seguindo ;DD

Naia Mello disse...

Eu ri agora. Muito bom.

Sub-blog

Tenho um blog no qual publico coisas que não consigo dizer neste aqui, Leticia Poesia, que é mais movimentado. Só disponibilizo para pessoas que não conheço, para meus amigos blogueiros. Se quiser ler, é só me mandar comentário com e-mail que eu coloco na lista de leitores.

Search

Escafandrinhos: